domingo, 2 de setembro de 2012

Asia - Only Time Will Tell


Dessa música eu me lembro desde adolescente, pois era um dos temas das propagandas de cigarros hollywood. O slogan era "hollywood, o sucesso!". Acho que muita gente que curtiu esse sucesso já morreu de câncer. A coisa boa era a ligação entre as músicas e esportes de aventura, tudo coisa pra muito dinheiro, mas que pela primeira vez eu estava vendo. Me lembro bem de velas coloridas e barcos "voando" num mar azul, e homens e mulheres fumando depois de praticar esporte... rá rá rá! Foi a primeira ligação entre essas músicas e imagens de coisas que podiam ser feitas além do meu mundo de manguezais, rios, escola e trabalho. Marcou minha mente. Algum tempo depois, andando na rua, achei um vinil compacto com a borda quebrada. De um lado tinha "every little thing..." do Police (que só dava pra ouvir do meio pro fim... rsrsrsrsrsr). Do outro tinha "only time will tell". Até então, o toca disco Philips do meu irmão Humberto tinha tocado, até onde me lembro: Da da da (do grupo alemão Trio, que enjoou de tanto tocar nas rádios e, pasmei depois de muito tempo, era um som que não tinha nada de comum), Fuscão Preto, Abba, e mais umas coisinhas similares. Foi paixão ao primeiro acorde. O som swingado e reggaedo do Police e o peso da guitarra do Asia (um útil aborto das bandas de rock progressivo dos 1970, que tava sacando ou inventando o tsunami pop que viria nos 1980).

Após tantos anos gostando de música em inglês e, mesmo "sem querer querendo", aprendendo a ler, falar, escrever nessa língua, certo dia me reencontrei com a música, que tinha baixado e, tocando ela no som do carro, percebi uma coisa muito engraçada: Only time will tell é uma das mais incríveis músicas de corno de todos os tempos! O espírito que assola a alma de Bartô Galeno, Fernando Mendes, Reginaldo Rossi, é o mesmo que assolou o pessoal do Asia. O nome quer dizer "só o tempo dirá". Se João Grilo definisse, esse seria o corno esperançoso. E numa das estrofes a chifrada é de morte:

Uma coisa é certa (Só o tempo dirá)
O tempo vai dizer (Só o tempo dirá)
Se você estava errada
O anel mais brilhante ao redor da lua
Vai escurecer quando eu morrer.

Após uns poucos anos, eu já era um adolescente de mais de 15 anos, fissurado em música, e piolho de lojas de discos e gravações de fitas. E outra paixão começou a crescer com o gosto pela música: artes visuais, pois as capas de muitos dos discos eram verdadeiras obras gráficas (como na capa de um dos discos do Asia que está aí em cima). Essa mistura de figuras aí, com criaturas naturais, mitológicas e futuristas, iria ser cada vez mais explorada, para o deleite de nossos olhos (como os discos de vinil eram grandes, e a capa dos mesmos tinha que ser, o trabalho de produção da capa era mais valorizado, resultando em trabalhos muito bonitos - http://curiosando.com.br/musica-melhores-capas/ -, geralmente, mas também palhaçadas antológicas - http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2011/12/01/as-piores-capas-de-discos-de-todos-os-tempos-419447.asp -.

Fechando com foco na música em si: apesar da letra risível, ou sofrível, e dolorosa, a música é um dos hits do meu eterno set list. Uma cadência clássica do pop: começo (mais leve e tomando volume segundo a segundo), meio (com o refrão e uma ponte silenciosa), e o fim (com a repetição do refrão e o fading out típico, em que o refrão vai sendo repetido e o volume abaixando até sumir!). Som muito bom! Curta e, se for seu caso, sofra! E depois ponha pra tocar algo do Odair!


Escuta aí!
http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/asia/300247-only-time-will-tell/

Nenhum comentário:

Postar um comentário